Assomada, 31 Jul (Inforpress) - O plano de emergência para a época das chuvas da Câmara Municipal de Santa Catarina está orçado em cerca de cinco mil contos, revelou à Inforpress o vereador pela área da Água, Energia, Ambiente e Saneamento.

José Alves Fernandes adiantou igualmente que o montante já se encontra disponível e será utilizado principalmente para desobstruir vias e desencravar localidades e também para ajudar as famílias que terão necessidade de realojar.

O plano de emergência, segundo o vereador, já se encontra em execução e será levado a cabo até depois das chuvas.

“Neste momento já estamos a trabalho na prevenção, ou seja, já começamos com os trabalhos de desobstrução das linhas de água e sobretudo das zonas de drenagem de água”, afirmou, acrescentando que também já se encontra agendada uma campanha de limpeza no centro da cidade.

Durante esse período, o responsável pela pasta do saneamento e ambiente disse que será dada uma especial atenção ao lixo, particularmente no centro da cidade, e, relativamente às zonas de risco, José Alves Fernandes assegura que é necessário mobilizar meios humanos e materiais.

Neste sentido, a Bacia Hidrográfica de Engenho, as localidades de Rincão, Mato Sanches, Ribeira da Barca são algumas das áreas que já foram identificadas pela câmara como zonas de risco durante o período das chuvas.

“Nós estamos cientes e já iniciámos os trabalhos para minimizarmos todos os riscos que poderão surgir durante a época das chuvas” sublinhou alegando que para tal, a Câmara Municipal de Santa Catarina conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Electra, da Cruz Vermelha e da própria sociedade civil para prevenir e responder às demandas que poderão surgir durante essa época.

Relativamente ao centro da urbe, José Alves Fernandes disse que existem problemas como a drenagem de água, pelo que apela à colaboração da sociedade civil no sentido de colaborar, sobretudo para não deixar os materiais que obstruem as zonas de drenagem de água para que se possa fazer um bom escoamento da mesma.

“Principalmente no centro da cidade de Assomada deixo um apelo de um forte engajamento aos munícipes no sentido de termos a nossa cidade cada vez mais limpa para que não tenhamos constrangimentos durante a época das chuvas”, enfatizou.

Fonte: Inforpress


Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

info@cmscst.cv

© Sítio da CM de Santa Catarina 2020