Beto Alves felicita pais de Elisabeth Moreno pela nomeação no governo francês Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, a nomeação de Elisabeth “representa um trabalho bem feito dos pais, Júlio Moreno e Teresa Tavares, e é necessário que os mesmos sejam reconhecidos pelo papel desempenhado na criação e educação da filha”   O Presid See more details
Autarquia rubrica protocolo para financiamento de pequenos negócios O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal e a Associação de Solidariedade e Desenvolvimento da Ilha de Santiago, entidade ligada ao setor de Microfinanças. Os créditos, num valor inicial de três milhões de escudos, são destinados a micro e pequenas empresas, e empreendedores formai See more details
5 de julho: 45 anos de independência assinalam-se hoje Data maior de Cabo Verde, um longo processo de construção do novo Estado provou que aquele que era considerado por alguns “um país inviável”, pela escassez de recursos, se tem vindo a transformar num país moderno, com assinaláveis níveis de desenvolvimento e a afirmar-se, no plano inter See more details

Avaliação do Usuário

Star inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactive
 

Um djunta mon entre as autoridades francesas e o ministério cabo-verdiano da Educação permitiu concretizar a obra, mas tal não teria sido possível sem o trabalho desenvolvido pelos jovens cabo-verdianos da Associação Nostalgia di Cabo Verde, residentes na cidade francesa de Saint-Denis

A cooperação entre a Embaixada de França, a Associação Nostalgia di Cabo Verde e o Ministério da Educação e Desporto deu lugar à reabilitação de três escolas do Ensino Básico de Santa Catarina. Os estabelecimentos de ensino de Nhagar (na foto), Achada Tossa e Mato Baixo contam, a partir de agora, com instalações remodeladas e condignas.

A parceria, porém só foi possível pelo empenho e dedicação da Nostalgia di Cabo Verde, uma associação animada por jovens cabo-verdianos residentes em Saint-Denis (região de Paris) que tem desde há anos um Acordo de Cooperação com a Câmara Municipal de Santa Catarina. Aliás, Assomada e Saint-Denis firmaram também um Acordo de Geminação.

A intervenção desta associação permitiu que as autoridades francesas entrassem com uma verba de 90 mil euros, a que se juntou uma comparticipação de 40 mil euros disponibilizada pelo Ministério da Educação e Desporto (MED).

A EBI de Nhagar tem as obras de requalificação completamente terminadas, o mesmo não acontecendo com as escolas de Achada Tossa e Mato Baixo, já que não se chegou atempadamente a acordo com os proprietários dos terrenos envolventes para a construção das cozinhas escolares.

No primeiro caso, as coisas foram mais graves já que a Delegação do MED de Assomada resolveu começar a construção sem falar com o proprietário do terreno, que embargou a obra. Uma situação que está em vias de ser resolvida já que a Câmara Municipal chegou a acordo com o proprietário para a cedência do terreno, que será oferecido à escola.

Convidado para as cerimónias, o Presidente Francisco Tavares enfatizou a importância da Cooperação Francesa para Santa Catarina, que se estende a vários domínios, e louvou os jovens da Associação Nostalgia di Cabo Verde (uma forte parceira da autarquia) pelo trabalho de solidariedade que têm desenvolvido em prol da nossa terra. 

 


cabBoletim

prova-escrita-SALAS

prova-escrita

ipcb-20-21

ipb-ano-2020-2021

 

Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

info@cmscst.cv

© Sítio da CM de Santa Catarina 2020