Uma dezena de jovens provenientes da autarquia francesa está no município para inaugurar três escolas e fazer um levantamento das necessidades do Hospital Regional de Santiago Norte. Mas no vasto programo contam-se ainda momentos de lazer, convívio e reflexão. O regresso à terra-mãe é sempre um momento de grande alegria

Um grupo de jovens da Associação Nostalgia di Cabo Verde, de Saint-Denis, região de Paris (França), está de visita ao Município de Santa Catarina e foi na manhã desta segunda-feira recebido pelo Presidente Francisco Tavares.

Associação ligada à solidariedade, à educação, à cultura, ao desporto, à saude e ao estreitamento de laços com a terra-mãe, a Nostalgia di Cabo Verde tem vindo a desenvolver vários projectos de apoio a Santa Catarina, intermediando relações com municípios da região de Paris. Fundada em 2005, a associação tem desde 2012 uma filial em Cabo Verde, nomeadamente na Assomada.

O jovem Wilson da Graça (na foto) é o presidente da associação que congrega fundamentalmente jovens com origem em Santa Catarina, por razão de aqui terem nascido ou por ser a terra de origem de seus pais, e estava esta manhã particularmente feliz quando falou a este portal.

TRÈS LOCALIDADES COM ESCOLAS REQUALIFICADAS

“Em Maio de 2013 fizemos um acordo de cooperação triangular com a Câmara de Saint-Denis, a Câmara de Santa Catarina e a nossa associação de apoio em áreas como a cultura, o desporto, a educação e a saúde”, diz Wilson que, no último mês de Maio esteve na Assomada com o edil da autarquia da região de Paris.

A 19 deste mês, irão ser inauguradas as escolas básicas de Nhagar, Achada Tossa e Mato Baixo, agora totalmente requalificadas. Através da intervenção desta associação, as autoridades francesas entraram com um valor de 90 mil euros e o Ministério da Educação e Desporto cabo-verdiano com 40 mil euros.

Resultante do protocolo assinado, no que respeita ao domínio da saúde, a delegação de jovens vai proceder igualmente a uma visita ao Hospital Regional de Santiago Norte para avaliar quais as necessidades e, após isso, começar a canalizar os apoios financeiros e as boas-vontades, uma tarefa em que estes jovens se tornaram especialistas. Em agenda estão já previstos contactos com várias autarquias francesas da região de Paris, entre elas a de Amiens que, desde há vários anos, tem vindo a apoiar o Município de Santa Catarina.

 


Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

info@cmscst.cv

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019