Eurico da Moura leva Roteiro da Educação a Achada Lém

O Presidente da Assembleia Municipal tomou conhecimento das preocupações dos profissionais de ensino do agrupamento desta localidade e comprometeu-se a fazer de tudo para os ajudar a tornear dificuldades

 

A Assembleia Municipal (AM) continua a sua agenda de visitas aos estabelecimentos de ensino, o Roteiro da Educação. Esta segunda-feira, 04, o Presidente AM, Eurico da Moura, acompanhado do Secretário deste órgão, Nataniel Ribeiro, e do Deputado António Tavares, visitou a escola de Achada Lém para se inteirar das suas dificuldades e ver de que forma a Assembleia poderá ajudar.

Segundo Eurico da Moura, do Roteiro da Educação é o de conhecer as dificuldades por que passam as escolas, os constrangimentos que os alunos poderão estar a enfrentar (tanto a nível de transpote como na aquisição de materiais didáticos), por razão do mau ano agrícola,  obstando a que este não se transforme em motivo de abandono escolar.

Para o Presidente da Assembleia, mais importante do que possuir conhecimento é saber transmiti-lo de forma que as crianças possam aprender. Para isso é importante que os professores tenham uma forte bagagem pedagógica, para poderem conhecer os alunos e saber a melhor forma de de os ensinar.

Os membros da direção daquele agrupamento aproveitaram para colocar a Eurico da Moura e comitiva as suas preocupações.  De acordo com a subdiretora administrativa, Edna Sanches, a escola precisa de computadores uma vez que possuem apenas um para todos os professores, e também de uma impressora.

Por sua vez, a subdiretora pedagógica, Elisângela Brito, disse que a escola quer promover a leitura junto das crianças, mas não possuem uma biblioteca e que já pediram ajuda para a aquisição de livros. No entanto, até ao momento ainda não obtiveram nenhuma resposta.

 

Segundo o Diretor, Adilson Furtado, aquele estabelecimento de ensino precisa de um contínuo, alguém para trabalhar na secretaria, mas também funcionários de limpeza. Outra dificuldade é a aquisição de materiais didáticos para lecionar as novas disciplinas.

Eurico da comprometeu-se em ver junto da Câmara Municipal e da Delegação Escolar como se poderá suprir a falta de equipamentos informáticos, e convidou a escola de Acha-Lém a levar as suas preocupações para a próxima sessão da Assembleia Municipal, que decorrerá durante os dias 18 e 19 de dezembro, uma vez que a primeira hora da sessão do primeiro dia é dedicada à participação dos munícipes, e reiterou o princípio de que, quando o cidadão participa, ajuda no desenvolvimento local.

O Presidente ainda se mostrou disponível para falar com os alunos sobre o poder local e aconselhou a direção a resolver os conflitos com base no diálogo e a não levarem problemas pessoais para a escola, concluiu dizendo que “a escola é o lugar de construção da paz social”

O agrupamento de Achada-Lém comporta 700 alunos e é composto por seis (6) escolas, nomeadamente, as de  Serra Malagueta, Fundura, Figueira das Naus, Volta do Monte, Chão Grande e Achada Lém, onde se situa a sede do agrupamento.

Esta terça-feira, 05, Eurico da Moura desloca-se, às 09h00, ao Agrupamento de Chã de Tanque, e às 14h00 visita o Agrupamento VI, em Ribeira da Barca. Para quarta-feira, está agendada, a partir das 09h00, uma deslocação ao Agrupamento VII, em Bombardeiro.

 


Uma dezena de artesãos reuniu-se esta quarta-feira no Centro Cultural Norberto Tavares. Em agenda, a discussão sobre as linhas gerais da constituição da associação e o projeto de estatutos   A...
O ato simbólico acontece na tarde desta quinta-feira e é presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas. Mas o apoio às oleiras não se fica por aqui. Está em curso uma parceria entre...
A efeméride que exalta a cultura caboverdiana, acontece este ano entre o Centro Cultural Norberto Tavares e a Praça Central. Uma visita ao museu, uma conversa sobre cultura caboverdiana, teatro de...
A Primeira-dama de Cabo Verde esteve esta segunda-feira nestes espaços de apoio social para entregar donativos, e sublinhou a sua importância social. Exemplos “muito interessantes de inclusão e,...
Na inauguração da showroom da ACAISA, o Edil salientou que Santa Catarina está aberta a empresas que têm uma visão de futuro e não se movem por meras lógicas de lucro imediato, e reiterou o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018