Eurico da Moura leva Roteiro da Educação a Achada Lém

O Presidente da Assembleia Municipal tomou conhecimento das preocupações dos profissionais de ensino do agrupamento desta localidade e comprometeu-se a fazer de tudo para os ajudar a tornear dificuldades

 

A Assembleia Municipal (AM) continua a sua agenda de visitas aos estabelecimentos de ensino, o Roteiro da Educação. Esta segunda-feira, 04, o Presidente AM, Eurico da Moura, acompanhado do Secretário deste órgão, Nataniel Ribeiro, e do Deputado António Tavares, visitou a escola de Achada Lém para se inteirar das suas dificuldades e ver de que forma a Assembleia poderá ajudar.

Segundo Eurico da Moura, do Roteiro da Educação é o de conhecer as dificuldades por que passam as escolas, os constrangimentos que os alunos poderão estar a enfrentar (tanto a nível de transpote como na aquisição de materiais didáticos), por razão do mau ano agrícola,  obstando a que este não se transforme em motivo de abandono escolar.

Para o Presidente da Assembleia, mais importante do que possuir conhecimento é saber transmiti-lo de forma que as crianças possam aprender. Para isso é importante que os professores tenham uma forte bagagem pedagógica, para poderem conhecer os alunos e saber a melhor forma de de os ensinar.

Os membros da direção daquele agrupamento aproveitaram para colocar a Eurico da Moura e comitiva as suas preocupações.  De acordo com a subdiretora administrativa, Edna Sanches, a escola precisa de computadores uma vez que possuem apenas um para todos os professores, e também de uma impressora.

Por sua vez, a subdiretora pedagógica, Elisângela Brito, disse que a escola quer promover a leitura junto das crianças, mas não possuem uma biblioteca e que já pediram ajuda para a aquisição de livros. No entanto, até ao momento ainda não obtiveram nenhuma resposta.

 

Segundo o Diretor, Adilson Furtado, aquele estabelecimento de ensino precisa de um contínuo, alguém para trabalhar na secretaria, mas também funcionários de limpeza. Outra dificuldade é a aquisição de materiais didáticos para lecionar as novas disciplinas.

Eurico da comprometeu-se em ver junto da Câmara Municipal e da Delegação Escolar como se poderá suprir a falta de equipamentos informáticos, e convidou a escola de Acha-Lém a levar as suas preocupações para a próxima sessão da Assembleia Municipal, que decorrerá durante os dias 18 e 19 de dezembro, uma vez que a primeira hora da sessão do primeiro dia é dedicada à participação dos munícipes, e reiterou o princípio de que, quando o cidadão participa, ajuda no desenvolvimento local.

O Presidente ainda se mostrou disponível para falar com os alunos sobre o poder local e aconselhou a direção a resolver os conflitos com base no diálogo e a não levarem problemas pessoais para a escola, concluiu dizendo que “a escola é o lugar de construção da paz social”

O agrupamento de Achada-Lém comporta 700 alunos e é composto por seis (6) escolas, nomeadamente, as de  Serra Malagueta, Fundura, Figueira das Naus, Volta do Monte, Chão Grande e Achada Lém, onde se situa a sede do agrupamento.

Esta terça-feira, 05, Eurico da Moura desloca-se, às 09h00, ao Agrupamento de Chã de Tanque, e às 14h00 visita o Agrupamento VI, em Ribeira da Barca. Para quarta-feira, está agendada, a partir das 09h00, uma deslocação ao Agrupamento VII, em Bombardeiro.

 


Técnicos, consultores einstituições envolvidas no processo de implementação doProjeto de Desenvolvimento de Sistemas de Abastecimento de Água da Ilha de Santiago estiveram no concelho, analisando a...
O Edil recebe esta quinta-feira delegações da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação de Cabo Verde e do Senegal. Em agenda um projeto para a coleta de água das chuvas e...
A distribuição deste bem alimentar vai acontecer a partir de segunda-feira, mas a equipa liderada por Beto Alves não irá exibir perante a Comunicação Social as famílias contempladas, já que a...
São Bento e a Praça Central foram o centro das comemorações, com atividades desportivas e uma tarde infantil com O Papagaio e as Moranguitas, a que se juntou o Mágico Ady   Este ano, as celebrações do 13 de...
Com o mesmo objetivo, “trabalhar e desenvolver o município”, Beto Alves e os representantes dos serviços descentralizados do Estado, sedeados no concelho, colocaram em dia os problemas que afligem o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018