Governo investe 607 mil contos em Santa Catarina

O investimento destina-se a reabilitação e acessibilidades, requalificação urbana, reabilitação de habitações degradadas e preservação e reabilitação do património. O anúncio foi feita, esta segunda-feira, pelo Ministro Fernando Elísio Freire durante uma visita ao município



O anúncio foi feito esta segunda-feira, 09, pelo Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Concelho de Ministros e do Desporto, Fernando Elísio Freire, durante a visita oficial efetuada ao município: o Governo vai investir 607 mil contos em Santa Catarina.

No encontro entre Fernando Elísio Freire e o Presidente Beto Alves e a sua equipa, que decorreu nos Paços do Concelho, o Ministro especificou que esses investimentos estão direcionados para o PRRA (Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades), no valor de 175 mil contos; para a requalificação urbana, num montante de 120 mil contos; bem assim, para a reabilitação de património material, na ordem dos 35 mil contos, e para a reabilitação de habitações degradadas: 114 mil contos.

Referindo-se à nova largada de progresso e desenvolvimento de Santa Catarina, liderada pelo Presidente Beto Alves, o Ministro Fernando Elísio Freire, sublinhou que que “Santa Catarina está a modernizar-se”, numa alusão ao “conjunto de obras de reabilitação e requalificação” de Assomada, o que, no seu entender, vai “torná-la numa cidade mais moderna, mais acolhedora”, o que “aumenta autoestima de todos os santacatarinenses e de todas as pessoas da ilha de Santiago”, salientou.

Relacionamento entre Governo e câmaras é um sucesso

Segundo Fernando Elísio Freire, Santa Catarina é um “exemplo claro” do “novo impulso” que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva tem vindo a dar ao relacionamento entre o poder central e o poder local, traduzido em “mais recursos, mais parcerias e mais competências para as câmaras municipais”.

Um relacionamento que, ainda segundo o ministro, é “um caso de sucesso”, e que, no que respeita a Santa Catarina, traduziu-se já no desencravamento de oito localidades e na eletrificação de várias outras, num processo que é para continuar.

Trabalho conjunto e bem articulado

Aludindo à parceria entre o Governo e a Câmara Municipal, o Presidente Beto Alves sublinhou que “este trabalho conjunto e bem articulado, dá-nos gosto e vontade, porque efetivamente está a traduzir-se na melhoria da qualidade de vida das famílias, na redução da pobreza, criando oportunidades para as famílias e tornando o concelho mais desenvolvido, mais atrativo e mais modernizado”.

Beto Alves salientou, ainda, que “a nova largada de progresso e desenvolvimento de Santa Catarina é irreversível”, reiterando o compromisso de que “as promessas eleitorais são para cumprir” e lembrando que faltam, ainda, dois anos para a conclusão do mandato. “Nunca, em apenas metade de um mandato, se fez tanto por Santa Catarina como o que já foi realizado por esta equipa, por iniciativa própria, com recurso próprios e recorrendo ao crédito, mas também com a parceria do Governo”, o que se tem traduzido em “realizações estruturantes”, como são os casos da requalificação do centro de Assomada, o desencravamento de localidades e a eletrificação de Charco, Achada Leite, Fundo Baixo, Gudo (Achada Galego), Chã de Monte e Achada Fora. Ou, ainda, na zona de Engenhos, cujo dossiê já se encontra em fase de preparação.

Durante a sua deslocação a Santa Catarina, Fernando Elísio Freire inteirou-se da situação dos edifícios do Estado transferidos para o município, das obras financiadas pelo Fundo do Ambiente, mais concretamente as valas de drenagem reabilitadas, a reabilitação, requalificação e expansão do Cemitério Municipal, mas também os novos espaços verdes da cidade, e as obras financiadas no âmbito do programa PRRA, como as estradas de Junco e de Achada Ponta, Monte Anica e Telhal.

Ocasião, ainda, para uma visita ao Terminal Rodoviário, cujas obras se encontram na reta final, à rua pedonal, ao Espaço Jovem de Cruz Grande, bem assim, ao quartel da Corporação de Bombeiros que, brevemente, irá ser alvo de intervenção.

 


Num encontro que teve lugar na manhã de hoje, nas instalações da Federação Caboverdiana de Futebol, Mário Semedo (que ficou bem muito bem impressionado com o projeto) manifestou-se pronto a...
Inicialmente marcado para 15 de setembro, o torneio-relâmpago em que participam 16 equipas da ilha de Santiago acontece este domingo, 23 de setembro. Organizada pelo Pelouro da Juventude e Desporto, a...
Uma reunião extraordinária da Câmara, aberta a munícipes, acontece a partir das 09h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, juntando eleitos, dirigentes camarários e funcionários da autarquia   A...
O Edil de Santa Catarina defende uma escola aberta e que a Educação não pode ser uma coisa gizada em gabinetes, antes deve estar ligada à vida e às necessidades do país, que estimule o espírito...
Levar para os bairros e comunidades ações de capacitação e atividades de mobilização juvenil, é o objetivo do projeto apresentado no último sábado em São Bento pelo Vereador Jacinto Horta   O bairro...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018