Governo investe 607 mil contos em Santa Catarina

O investimento destina-se a reabilitação e acessibilidades, requalificação urbana, reabilitação de habitações degradadas e preservação e reabilitação do património. O anúncio foi feita, esta segunda-feira, pelo Ministro Fernando Elísio Freire durante uma visita ao município



O anúncio foi feito esta segunda-feira, 09, pelo Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Concelho de Ministros e do Desporto, Fernando Elísio Freire, durante a visita oficial efetuada ao município: o Governo vai investir 607 mil contos em Santa Catarina.

No encontro entre Fernando Elísio Freire e o Presidente Beto Alves e a sua equipa, que decorreu nos Paços do Concelho, o Ministro especificou que esses investimentos estão direcionados para o PRRA (Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades), no valor de 175 mil contos; para a requalificação urbana, num montante de 120 mil contos; bem assim, para a reabilitação de património material, na ordem dos 35 mil contos, e para a reabilitação de habitações degradadas: 114 mil contos.

Referindo-se à nova largada de progresso e desenvolvimento de Santa Catarina, liderada pelo Presidente Beto Alves, o Ministro Fernando Elísio Freire, sublinhou que que “Santa Catarina está a modernizar-se”, numa alusão ao “conjunto de obras de reabilitação e requalificação” de Assomada, o que, no seu entender, vai “torná-la numa cidade mais moderna, mais acolhedora”, o que “aumenta autoestima de todos os santacatarinenses e de todas as pessoas da ilha de Santiago”, salientou.

Relacionamento entre Governo e câmaras é um sucesso

Segundo Fernando Elísio Freire, Santa Catarina é um “exemplo claro” do “novo impulso” que o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva tem vindo a dar ao relacionamento entre o poder central e o poder local, traduzido em “mais recursos, mais parcerias e mais competências para as câmaras municipais”.

Um relacionamento que, ainda segundo o ministro, é “um caso de sucesso”, e que, no que respeita a Santa Catarina, traduziu-se já no desencravamento de oito localidades e na eletrificação de várias outras, num processo que é para continuar.

Trabalho conjunto e bem articulado

Aludindo à parceria entre o Governo e a Câmara Municipal, o Presidente Beto Alves sublinhou que “este trabalho conjunto e bem articulado, dá-nos gosto e vontade, porque efetivamente está a traduzir-se na melhoria da qualidade de vida das famílias, na redução da pobreza, criando oportunidades para as famílias e tornando o concelho mais desenvolvido, mais atrativo e mais modernizado”.

Beto Alves salientou, ainda, que “a nova largada de progresso e desenvolvimento de Santa Catarina é irreversível”, reiterando o compromisso de que “as promessas eleitorais são para cumprir” e lembrando que faltam, ainda, dois anos para a conclusão do mandato. “Nunca, em apenas metade de um mandato, se fez tanto por Santa Catarina como o que já foi realizado por esta equipa, por iniciativa própria, com recurso próprios e recorrendo ao crédito, mas também com a parceria do Governo”, o que se tem traduzido em “realizações estruturantes”, como são os casos da requalificação do centro de Assomada, o desencravamento de localidades e a eletrificação de Charco, Achada Leite, Fundo Baixo, Gudo (Achada Galego), Chã de Monte e Achada Fora. Ou, ainda, na zona de Engenhos, cujo dossiê já se encontra em fase de preparação.

Durante a sua deslocação a Santa Catarina, Fernando Elísio Freire inteirou-se da situação dos edifícios do Estado transferidos para o município, das obras financiadas pelo Fundo do Ambiente, mais concretamente as valas de drenagem reabilitadas, a reabilitação, requalificação e expansão do Cemitério Municipal, mas também os novos espaços verdes da cidade, e as obras financiadas no âmbito do programa PRRA, como as estradas de Junco e de Achada Ponta, Monte Anica e Telhal.

Ocasião, ainda, para uma visita ao Terminal Rodoviário, cujas obras se encontram na reta final, à rua pedonal, ao Espaço Jovem de Cruz Grande, bem assim, ao quartel da Corporação de Bombeiros que, brevemente, irá ser alvo de intervenção.

 


Uma dezena de artesãos reuniu-se esta quarta-feira no Centro Cultural Norberto Tavares. Em agenda, a discussão sobre as linhas gerais da constituição da associação e o projeto de estatutos   A...
O ato simbólico acontece na tarde desta quinta-feira e é presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas. Mas o apoio às oleiras não se fica por aqui. Está em curso uma parceria entre...
A efeméride que exalta a cultura caboverdiana, acontece este ano entre o Centro Cultural Norberto Tavares e a Praça Central. Uma visita ao museu, uma conversa sobre cultura caboverdiana, teatro de...
A Primeira-dama de Cabo Verde esteve esta segunda-feira nestes espaços de apoio social para entregar donativos, e sublinhou a sua importância social. Exemplos “muito interessantes de inclusão e,...
Na inauguração da showroom da ACAISA, o Edil salientou que Santa Catarina está aberta a empresas que têm uma visão de futuro e não se movem por meras lógicas de lucro imediato, e reiterou o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018