Jovens e Autarquia unidos para desenvolverem Santa Catarina

Chamar a atenção para os males do alcoolismo, falar da importância da cidadania eleitoral e do papel dos mais novos no desenvolvimento comunitário, foi o objetivo do encontro com jovens de Gil Bispo que aconteceu este domingo, no âmbito do projeto de intervenção social da responsabilidade do Pelouro da Juventude e Desporto

 

Cerca de 50 jovens de Gil Bispo estiveram reunidos este domingo, 04, na escola do Ensino Básico Integrado (EBI), para participarem num encontro organizado pelo Pelouro da Juventude e Desporto, no âmbito do projeto de intervenção social “Jovens em Ação Construindo o Futuro - Criando Pontes e Destruindo Barreiras”, cujo objetivo é a formação de uma consciência crítica juvenil, apresentando formas práticas para driblarem males sociais como o consumo de álcool e o vandalismo.

De acordo com o Vereador da Juventude e Desporto, Jacinto Horta, este projeto de intervenção social, que já foi apresentado em São Bento e Nhagar, pretende contemplar todas as localidades do município, porque é preciso que os jovens e a Autarquia estejam unidos para poderem desenvolver o município.

Cidadania ativa

Jacinto Horta disse que o objetivo do projeto é o de socializar e sensibilizar os jovens e a comunidade em geral, em várias vertentes como a cidadania ativa, atitudes e comportamentos na sociedade e, sobretudo, consciencializar os jovens sobre o seu papel na sociedade. Isto porque, “enquanto responsáveis pelo setor da juventude é nosso dever promover ações de sensibilização no intuito de evitar que os jovens escolham caminhos que não sejam os mais adequados, como o álcool, as drogas e as delinquências, que tanto têm afetado a nossa sociedade” concluiu o Vereador.

Juventude é o motor do desenvolvimento

O Presidente Beto Alves, intervindo na cerimónia de encerramento do encontro, disse que a juventude é o motor do desenvolvimento, e que esta é uma fase muito delicada, porque é quando são confrontados com escolhas que muitas vezes ditam, irremediavelmente, como serão as suas vidas.

O Edil afirmou, ainda, que é o dever da Câmara Municipal estar próximo dos jovens, exercendo um papel pedagógico e informando-os permanentemente das oportunidades disponíveis, para que possam fazer as suas escolhas.

“A vida, em si, é um desafio permanente e todos juntos devemos abraçar os desafios, sem nos acomodarmos, para podermos ultrapassar as dificuldades e os obstáculos”, disse ainda o Presidente Beto Alves, acrescentando: “na vida é preciso esforço e fazer alguns sacrifícios, e os nossos sacrifícios em conjunto darão os resultados que tanto almejamos”.

Jovens devem estar ativos

O ativista social e professor universitário Ulisses Vieira apresentou o tema “Associativismo, liderança e participação cívica dos jovens, com enfoque em menos álcool mais vida”, dissertando sobre a problemática do álcool e de como pode ser resolvida através do associativismo. E sugeriu que sempre vejam “o outro lado da moeda, porque muitas vezes as dificuldades são um disfarce da oportunidade”, sublinhou.

A assistente técnica da Comissão Nacional das Eleições (CNE) Margarete Tavares, falou sobre “Cidadania eleitoral e consciência cívica”. No decorrer da sua explanação, chamou a atenção para o facto de se registar uma diminuição da participação do número de jovens e mulheres nas eleições, e falou sobre a importância de se fazer uma análise critica antes de votar, aconselhando todos a votarem nas propostas e não nos partidos.

O ativista comunitário Silvino Robalo, na apresentação do tema “Papel dos jovens no desenvolvimento comunitário”, desafiou os jovens a não estarem acomodados e ficarem à espera que as oportunidades cheguem até eles. Disse, ainda, que a juventude deve estar organizada para que quando for exigir alguma coisa exija com propriedade, e que é importante descobrirem aquilo de que gostam para nisso investirem e desenvolverem a sua comunidade.

 


Acabou no domingo o torneio interempresas que juntou 16 equipas e angariou géneros alimentares no valor de cinquenta mil escudos. Uma iniciativa de apoio à Loja Social e Casa da Sopa, dois espaços...
Volta Mundo junta capoeiristas de Cabo Verde, Espanha, Portugal, Eslováquia, França, Angola, Gâmbia, Croácia, Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Suíça e Grécia, num universo de duas...
O Presidente Beto Alves defendeu, no lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que, pela primeira vez em muitos anos, se passa das análises estatísticas e da conversa...
A garantia foi dada por Jacinto Horta durante o lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que aconteceu na última sexta-feira no Auditório do Liceu Amílcar Cabral e contou com...
Mesmo antes da chegada de recursos, a equipa da Câmara Municipal começou a trabalhar o plano estratégico, uma circunstância sublinhada pelo representante do Programa das Nações Unidas para o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019