Pelourinho de Assomada vai acolher Centrum Sete Sóis Sete Luas

Um restaurante de excelência, oficinas artísticas e um auditório para espetáculos e conferências fazem parte da requalificação do Pelourinho - espaço para a instalação do Centrum desta rede cultural internacional que alberga 30 cidades de 10 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono

 

Já no próximo ano, o Pelourinho de Assomada - um dos exlibris mais identitários de Santa Catarina - vai acolher o Centrum Sete Sóis Sete Luas, um espaço que irá albergar residências artísticas, um restaurante de excelência e um espaço para exposição de artes plásticas. O anúncio foi festo este domingo, 04, durante uma visita ao espaço, à margem da primeira edição do festival em Santa Catarina (na foto).

Acompanhado pela Vereadora da Cultura, Jassira Monteiro, por elementos da sua equipa e pelo Presidente da Assembleia Municipal , Eurico da Moura, o Presidente Beto Alves deu a conhecer o Pelourinho ao diretor da rede cultural Sete Sóis Sete Luas, Marco Abbondanza, que acolheu com agrado a susgestão da Câmara Municipal.

“O espaço é ótimo”, considerou Abbondanza, referindo que o futuro Centrum irá receber recidências de artistas internacionais e acolher oficinas oficinas de formação artística viradas para as camadas mais jovens.

O projeto para o espaço contempla, ainda, a criação de uma microempresa, constituída por jovens de Santa Catarina, visando a abertura de um espaço de restauração, com formação garantida por grandes chefs internacionais.

A rede cultural apenas acompanha o processo de formação dos jovens, já que a gestão do espaço será feita pelos próprios, obrigados apenas ao cumprimento de rigorosos critérios de qualidade, integrados numa lógica de turismo sustentável.

Cultura mexe com a economia

O projeto contempla, também, a constituição de uma banda musical, após ações de formação ministradas por músicos internacionais. A banda, para além de fazer a animação musical do espaço, será integrada nas programação anual do festival, seja participando na agenda nacional como podendo, ainda, entrar na rota internacional do Sete Sóis Sete Luas.

Segundo Marco Abbondanza, “a cultura mexe com a economia, dá trabalho às pessoas e dinamiza o turismo sustentável e cultural”.

Projeto encaixa na estratégia para a cultura

O Presidente Beto Alves, por sua vez, considerou que “este projeto encaixa bem na nossa estratégia para a cultura”. É que, no projeto arquitetónico que está a ser trabalhado, um restaurante e espaços para oficinas artísticas estão já contemplados. O Pelourinho vai ser, já no próximo ano, uma autêntica Casa das Artes. E os recursos estão garantidos, decorrentes do pacote de 607 (seiscentos e sete) mil contos que o Governo vai canalizar para o Município nos próximos dois anos.

“Isto é para avançar, é já para ontem”, disse Beto Alves, acrescentando que “o nosso engajamento é total”.

De referir, ainda, que o projeto de requalificação do Pelourinho contempla um auditório para a realização de espetáculos e conferências.

A rede cultural Sete Sóis Sete Luas integra 30 cidades de 10 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono, nomeadamente, Brasil, Cabo Verde, Croácia, eslovénia, Espanha, França, Tunísia, Itália, Marrocos e Portugal, um amplo espaço para a divulgação da cultura e da oferta turística de Santa Catarina.

 


Acabou no domingo o torneio interempresas que juntou 16 equipas e angariou géneros alimentares no valor de cinquenta mil escudos. Uma iniciativa de apoio à Loja Social e Casa da Sopa, dois espaços...
Volta Mundo junta capoeiristas de Cabo Verde, Espanha, Portugal, Eslováquia, França, Angola, Gâmbia, Croácia, Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Suíça e Grécia, num universo de duas...
O Presidente Beto Alves defendeu, no lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que, pela primeira vez em muitos anos, se passa das análises estatísticas e da conversa...
A garantia foi dada por Jacinto Horta durante o lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que aconteceu na última sexta-feira no Auditório do Liceu Amílcar Cabral e contou com...
Mesmo antes da chegada de recursos, a equipa da Câmara Municipal começou a trabalhar o plano estratégico, uma circunstância sublinhada pelo representante do Programa das Nações Unidas para o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019