Belmiro apresenta novo trabalho discográfico no Centro Cultural Norberto Tavares

Nos caminhos da música desde muito jovem, Belmiro Semedo lança hoje o seu mais recente trabalho em CD e DVD, “Sonho Real”. Um best of que assinala o seu regresso ao grande público e a continuidade de um percurso em que a música foi sempre presente na mundivivência familiar, ou não fosse ele irmão de Vado e Gil Semedo

 

Lembram-se de “Txuba”, esse grande êxito da música caboverdiana dos anos 90? Pois é, um êxito que tem rosto e nome: Belmiro Semedo, que empolgou plateias e levou alegria a milhares de patrícios. Ele está de volta com o seu mais recente trabalho: “Sonho real” – uma viagem por grandes temas do seu repertório e duas estreias absolutas (Dja manxi e Nben di longi). Sempre no caminho da tradição dos anos de ouro da música e da terra que o viu nascer.

Desta feita, é um CD e um DVD que enformam o novo trabalho e nos permitem uma viagem pelo universo musical e as vivências artísticas de Belmiro, com dados biográficos e uma entrevista ao autor que, sem barreiras, se expõe ao seu público e se entrega por inteiro aos que, ainda, não conheciam o seu trajeto.

Um trabalho que Belmiro apresenta esta sexta-feira, 07, a partir das 16h00, no Centro Cultural Noberto Tavares, um espaço que ostenta o nome de um outro grande da música caboverdiana. Uma conversa com música pelo meio e a interpretação ao vivo de dois temas deste seu trabalho.

Difikuldadi, Valor di un amor, Dja manxi, Konvivensia, Fruto di nos tera, Valor umanu, Txuba, Monentus ingratu, Korason, Abo e nha tudu, Konsi limiti, Spasu e largu pa ken ki gosta, Stabilidadi, E sai taun gira e Nben di longi são os temas que compõem “Sonho real”.

Nos caminhos da música

Belmiro Semedo Moreira nasceu em Chão de Tanque, Santa Catarina, onde frequentou a escola primária e começou a despertar o amor pela música, imaginando o talento que poderia ter um dia.

Desde criança adorava ouvir músicas na rádio, deliciava-se a escutar essas músicas, uma maravilha, despertando para um mundo de muitas emoções. Pela primeira vez viu um violão, pensou logo que era um instrumento que desejaria ter. E assim foi.

A sua infância foi passada em Cabo Verde, onde viveu ate aos 15 anos de idade, depois emigrou para a Holanda, Roterdão, onde vive até hoje. Devido à sua paixão pela música, assim que apareceu a primeira oportunidade, Belmiro iniciou a carreira de DJ.

Comprava muitos discos, principalmente músicas de Cabo Verde, mostrando sempre essa paixão pela música. A curiosidade na música despertava cada dia mais e desejou chegar mais perto do público.

No seu tempo de DJ animou muitas festas populares e privadas e o desejo de cantar para o público aumentava. A primeira atuação onde cantou para o público foi em 1988 acompanhado por um grupo de músicos.

Belmiro não parou desde aquela altura, participou em “Todo Mundo Canta” e em shows com os irmãos Gil e Vado Semedo no início das suas carreiras. Belmiro lançou o seu primeiro CD “Spaço é largo pa kenha ki gosta” no ano de 1993, “Stabilidadi” em 1995, “Ku mas unidade” em 1998 e “Valor Humano” em 2007.

Belmiro, neste momento, concretiza a sua estabilidade musical com o lançamento do seu CD e DVD best of “Sonho Real”.

 

 


Um Sarau, com animação musical e a apresentação do seu último livro, marcam a homenagem ao escritor e jornalista português que viveu cerca de uma década em Cabo Verde. Grande amigo de Santa...
Emanuel Coelho anuncia projetos para os próximos temos, que passam por uma nova dinâmica e, pelo meio, faz um balanço positivo da agenda desportiva das festividades do 13 de Maio   Levar os espaços...
A pedido do próprio, reproduzimos o Comunicado de Imprensa emitido pelo produtor João Miranda onde anuncia que deu entrada na Procuradoria Geral da República denúncia contra o artista   Comunicado de...
Num espaço enquadrado por uma atenta e interessada moldura humana, o Centro Cultural Norberto Tavares acolheu um momento alto de debate de ideias e de convivência democrática, levando ao púlpito Geraldo...
Sete profissionais que integram o projeto e que desenvolvem trabalho em Santa Catarina há cerca de onze anos, receberam esta quarta-feira certificados de reconhecimento pelos meritórios serviços...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019