Deputados do PAICV enaltecem “bom trabalho” da equipa liderada por Beto Alves

Uma delegação de parlamentares, liderada por José Veiga, esteve ontem nos Paços do Concelho onde reuniu com o Presidente Beto Alves e a sua equipa. Em agenda, Santa Catarina, a região e os problemas associados ao mau ano agrícola

 

O Presidente Beto Alves recebeu esta terça-feira, 08, os deputados do PAICV eleitos por Santiago Norte. Falando em nome dos parlamentares, José Veiga salientou “o bom trabalho que, sobretudo, está a ser feito na Cidade de Assomada” e acrescentou: “é um trabalho elogiado pelos santacatarinenses”.

Veiga relembrou que Santiago Norte é “uma região muito pobre”, pelo que “precisa de uma atenção especial”, nomeadamente em áreas como a mobilização de água, casas de banho, acesso a eletricidade e destacou, ainda, o défice de médicos e enfermeiros, bem como o baixo rendimento das famílias.

“Estatuto especial” de Santiago Norte

Para inverter esta situação, o deputado do PAICV desafiou os presidentes de câmara de Santiago Norte a empreenderem uma acção articulada para toda a região, de forma a melhorar os indicadores que revelam um grande atraso.

Nesse sentido, o parlamentar defende que as autarquias devem exigir do Governo a dotação de todos os recursos e sustentou a criação de um “estatuto especial” para Santiago Norte.

Esta tem sido, aliás, uma posição recorrente dos deputados do PAICV eleitos na região, que consideram ser o “estatuto especial” um meio eficaz para contrariar os indicadores negativos no domínio do acesso à água, a casas de banho, ao saneamento, à energia elétrica, à saúde e ao rendimento das famílias.

A visita dos deputados eleitos por Santiago Norte decorre durante dois dias, com deslocações a todos os municípios da região e tem como pano de fundo a preparação do debate sobre a agricultura que acontece na primeira sessão parlamentar deste ano, mas também para apresentar cumprimentos e inteirar-se dos planos de mitigação do mau ano agrícola.

Câmara tem resposta para mau ano agrícola

Reportando-se aos problemas decorrentes da seca, o Presidente Beto Alves disse que “não temos um bom ano de colheita mas, mesmo assim, temos um ano melhor que o anterior, sobretudo em termos de pasto”, adiantando: “temos umas zonas áridas que são sempre mais difíceis, mas reconhecemos que vai ser um ano melhor que o anterior”.

O Presidente manifesta otimismo em relação à capacidade de resposta, salientando que “temos um plano de mitigação e, sobretudo, temos iniciativas para a geração de emprego, mobilização de água e salvamento de gado”.

Consolidação de investimentos

Aludindo ao ano de 2018, Beto Alves considerou que foi um ano mau por razão da seca, mas foi também “um bom ano”, já que “consolidaram-se investimentos na requalificação de Assomada”.

“Desde logo, definimos como prioridade a cidade em termos de investimento, porque é preciso modernizá-la, torna-la mais atrativa para mobilizar investidores e aumentar o número de visitantes”, disse o Presidente, acrescentando: “não concentramos os investimentos apenas no centro da cidade, fizemos intervenções, obras importantes em muitas outras povoações”, especialmente no que respeita ao “desencravamento das localidades”, sublinhou.

Em matéria de desencravamento, Beto Alves salientou que a prioridade foram as “localidades com forte potencial agrícola e pecuário”, mas também “zonas com potencial turístico”. E, ainda, no que respeita “à eletrificação e ligações domiciliárias de água”, sublinhou.

“Este ano de 2019 elegemos o concelho no seu todo. Naturalmente, vamos continuar a requalificação, agora nos bairros da cidade, mas temos investimentos fortes em praticamente todos os pontos do concelho.

 

 

 

 


Acabou no domingo o torneio interempresas que juntou 16 equipas e angariou géneros alimentares no valor de cinquenta mil escudos. Uma iniciativa de apoio à Loja Social e Casa da Sopa, dois espaços...
Volta Mundo junta capoeiristas de Cabo Verde, Espanha, Portugal, Eslováquia, França, Angola, Gâmbia, Croácia, Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Suíça e Grécia, num universo de duas...
O Presidente Beto Alves defendeu, no lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que, pela primeira vez em muitos anos, se passa das análises estatísticas e da conversa...
A garantia foi dada por Jacinto Horta durante o lançamento do Programa Municipal de Estímulo ao Primeiro Emprego, que aconteceu na última sexta-feira no Auditório do Liceu Amílcar Cabral e contou com...
Mesmo antes da chegada de recursos, a equipa da Câmara Municipal começou a trabalhar o plano estratégico, uma circunstância sublinhada pelo representante do Programa das Nações Unidas para o...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019