Quatro ministros acompanham Ulisses em visita a Santa Catarina

Eunice Silva, Gilberto Silva, José Gonçalves e Alexandre Monteiro integram uma comitiva a que se juntam os presidentes do Fundo do Turismo do IEFP e da Pró-empresa. Um périplo que tem em agenda o Turismo e que acontece a convite da Associação de Turismo de Santiago

 

São quatro o número de ministros que acompanham Ulisses Correia e Silva na visita que esta sexta-feira, 11, efetua a Santa Catarina. Eunice Silva, Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação; Gilberto Silva, Ministro da Agricultura e Ambiente; José Gonçalves, Ministro do Turismo, Transportes e da Economia Marítima e Alexandre Monteiro, Ministro da Indústria, Comércio e Energia são os nomes escolhidos pelo Primeiro-ministro para o acompanharem nesta deslocação que tem na agenda o Turismo.

Esta visita insere-se num périplo de deslocações a Santiago Norte, iniciado na última terça-feira a convite da Associação de Turismo de Santiago (ATS), liderada por Eugénio Inocêncio.

Progressos assinaláveis

A ideia central deste périplo prende-se com a necessidade de alavancar o Turismo em toda a região que assinala um atraso significativo em termo de desenvolvimento, mas que, nos últimos dois anos, vem registando grandes progressos, principalmente no que respeita à infraestruturação, requalificação urbana e desencravamento e eletrificação de localidades.

Progressos que, aliás, são bem evidentes em Santa Catarina como é reconhecido pelos munícipes e pela visibilidade que o município vem adquirindo a nível nacional e na diáspora.

Alavancar o Turismo

A estratégia para o desenvolvimento está centrada, em Santa Catarina e na região, no aumento substantivo da oferta em matéria de Turismo de Habitação, de Montanha e Cultural, potencialidades que estão na lista de prioridades da equipa liderada pelo Presidente Beto Alves e que, por arrasto, permitirão dinamizar o setor agroalimentar, as indústrias criativas e a construção civil, potenciando a geração de empregos e o aumento do rendimento das famílias num concelho com elevados níveis de pobreza.

Conhecer projetos e deslocações a localidades

Segundo o programa da deslocação, o Primeiro-ministro e comitiva chegam aos Paços do Concelho a partir das 09h00, onde se realiza uma breve reunião com a equipa camarária. Seguem-se, durante a manhã, visitas à Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviço de Santiago (ACAISA) para apresentação de um projeto agroindustrial, uma visita à obra de Requalificação da Frente Marítima de Ribeira da Barca, bem como a apresentação do Projeto Turístico de Vassoura.

Da parte da tarde, Ulisses Correia e Silva visita Telhal (na zona de Engenhos) e Chão de Tanque.

Durante a deslocação, o Primeiro-ministro será acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura e pelo Presidente Beto Alves e sua equipa, bem assim, pelo Presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio.

Para além dos ministros, Ulisses Correia e Silva faz-se acompanhar dos presidentes do Fundo do Turismo, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Pró-empresa, bem assim, do Presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura, do Presidente Beto Alves e sua equipa, e, ainda, de Eugénio Inocêncio, Presidente da ATS.

Após visitar Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal, ao quarto dia deste périplo de deslocações, o Primeiro-ministro está em Santa Catarina, onde pernoitará, seguindo-se, este sábado, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2019