“Comunicação é a melhor ferramenta para gestão de conflitos”

Capacitar os funcionários de forma a adquirirem mais ferramentas no sentido de dar maior atenção aos munícipes e criar um clima saudável e de confiança em uma instituição pública, é o objetivo da formação que termina esta sexta-feira

 

As palavras foram proferidas pelo formador João Carvalho, durante a ação de capacitação em gestão de conflitos, que decorre entre os dias 8 e 12 do no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Conforme afirma o ex- Inspetor Geral do Trabalho, a formação está a decorrer da melhor forma possível, ultrapassando as suas expetativas em relação à reação e participação dos formandos. E, enquanto formador, diz que tenta procurar as principais fragilidades dos participantes para que, juntos, possam encontrar soluções para uma melhor prestação de serviços no município.

O propósito é o de capacitar os funcionários de forma a adquirirem mais ferramentas no sentido de dar maior atenção aos munícipes e criar um clima saudável e de confiança em uma instituição pública, promovendo, assim, o desenvolvimento dos conhecimentos necessários capazes de ajudar os trabalhadores no processo de distinção dos diferentes tipos de conflitos.

Ainda, segundo João Carvalho, durante a formação são efetuadas dinâmicas de grupo com a equipa de fiscalização, visando identificar os pontos fracos e fortes e os problemas internos de cada serviço que contrariem o mau relacionamento com os munícipes. Contudo, acrescenta que, para se ter uma boa gestão de conflitos, a melhor ferramenta é a comunicação, saber ouvir os problemas e mostrar a responsabilidade da administração perante cada situação.

No mesmo sentido, foram as palavras do Vereador da Segurança e Proteção Civil, para quem “em qualquer instituição há conflitos”, sendo preciso “encontrar ferramentas onde os técnicos possam ter capacidade de identificá-los e procurar a forma mais apropriada de geri-los e resolvê-los”, sublinhou Emanuel Carvalhal

Esta ação de formação é organizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina, através do Pelouro da Segurança e Proteção Civil, sendo direcionada a fiscais e funcionários ligados ao atendimento público.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2019