Presidente da Câmara de Valença surpreendido com desenvolvimento de Santa Catarina

Jorge Mendes veio dar corpo ao reforço da cooperação com o nosso município e considerou que Santa Catarina “está num patamar de desenvolvimento muito próximo daquilo que acontece na Europa”. Emprego, formação e apoio ao desporto foram temas da conversa com Beto Alves que se irão traduzir em resultados imediatos

 

O Presidente da Câmara Municipal de Valença (Portugal), Jorge Mendes, que foi convidado para as festividades do 13 de Maio, manifestou-se “surpreendido” com o desenvolvimento de Santa Catarina.

“O desenvolvimento do município está muito agradável, conheço Angola, Moçambique, estive em Guiné, Marrocos, até no deserto do Saara, mas com toda a franqueza isto não tem nada a ver com que eu vi aqui em Assomada. Fiquei muito surpreendido com o avanço que está sendo registado aqui em Santa Catarina”, disse Jorge Mendes.

Como na Europa

O Presidente da Câmara Municipal de Valença foi ainda mais longe, ao considerar que Santa Catarina “está num patamar de desenvolvimento muito próximo daquilo que acontece na Europa, fruto do trabalho do Presidente e da equipa e, sobretudo, da população e dos jovens, que trabalham, que são dinâmicos que não têm medo de encarar as suas dificuldades como oportunidades para mudar de vida”. A Câmara “está a fazer este trabalho e os resultados são visíveis”, salientou Jorge Mendes.

Possibilidades de emprego

“Alguns dos vossos problemas, que também existem em Valença, podem ser soluções, nomeadamente na área da mão-de-obra, fruto do desenvolvimento industrial que a nossa região está a ter”, disse ainda o autarca português, revelando a necessidade de mão-de-obra “jovem qualificada e menos qualificada” na sua região.

Jovens que, adiantou, “estejam disponíveis, quer com formação profissional”, seja com “oportunidades de trabalho e de voltarem para Santa Catarina quando quiserem”, salientou.

Nesse sentido, Jorge Mendes manifestou-se disponível para, junto do Governo português, acelerar os processos de vistos para os jovens que precisam de trabalho poderem encontrar em Portugal opções de vida.

Apoio ao desporto

“Nós, no Alto Minho, temos uma associação de municípios, que é a nossa comunidade intermunicipal, somos dez municípios e temos vários protocolos com países africanos, mas também com países europeus” esclareceu Jorge Mendes, acrescentando: “com as cidades da Europa nós temos um protocolo muito direto no domínio do desporto náutico”, o que abre a possibilidade de “trabalhar em rede, unindo esforços e vontades para que os nossos cidadãos de Assomada e de Valença possam ter outras oportunidades, nomeadamente, na área do desporto”, acentuou o autarca minhoto.

Uma parceria com ganhos significativos

“Esta visita é de extrema importância para o município, porque permite reforçar a cooperação descentralizada que se iniciou em 2017”, disse, por sua vez, o Presidente Beto Alves, salientando que “graças a esta parceria temos visto ganhos significativos para a população, sobretudo na área da juventude e desporto”.

Segundo Beto Alves, com esta visita “abre-se a possibilidade de os “jovens de Santa Catarina irem fazer formações nos estabelecimentos de ensino e, também, aproveitar as oportunidades de emprego que existem em Valença”.

Após o encontro, os dois presidentes deslocaram-se a Ribeira da Barca, ao local onde vai ser construído o campo de futebol, a fim de se inteirarem da obra em curso e ver como será a contribuição da autarquia de Valença naquele investimento, que poderá passar pelo relvado do campo.

As comitivas aproveitaram, ainda, para fazer uma visita às obras de requalificação da frente marítima. Da mesma forma, fizeram uma paragem no Polidesportivo de Nhagar, onde foi assumido o compromisso de Jorge Mendes em ajudar fornecendo tabelas de basquete e iluminação adequada para o espaço.  

 


Um Sarau, com animação musical e a apresentação do seu último livro, marcam a homenagem ao escritor e jornalista português que viveu cerca de uma década em Cabo Verde. Grande amigo de Santa...
Emanuel Coelho anuncia projetos para os próximos temos, que passam por uma nova dinâmica e, pelo meio, faz um balanço positivo da agenda desportiva das festividades do 13 de Maio   Levar os espaços...
A pedido do próprio, reproduzimos o Comunicado de Imprensa emitido pelo produtor João Miranda onde anuncia que deu entrada na Procuradoria Geral da República denúncia contra o artista   Comunicado de...
Num espaço enquadrado por uma atenta e interessada moldura humana, o Centro Cultural Norberto Tavares acolheu um momento alto de debate de ideias e de convivência democrática, levando ao púlpito Geraldo...
Sete profissionais que integram o projeto e que desenvolvem trabalho em Santa Catarina há cerca de onze anos, receberam esta quarta-feira certificados de reconhecimento pelos meritórios serviços...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2019