Djunta Mó entrega primeira habitação social em Achada Lém

Mobilizando parceiros, a Câmara Municipal de Santa Catarina concretizou o sonho de uma mulher, entregando este domingo uma casa condigna a “Nha Mioda”. Como sublinhou Beto Alves, o “essencial do esforço” da sua equipa é para “ajudar os que enfrentam mais dificuldades, ultrapassando-as e servindo bem a população”

 

A Câmara Municipal de Santa Catarina entregou este domingo, 23, uma habitação social em Achada Lém. Zulmira Pereira, mais conhecida pelo nominho de “Nha Mioda” (na foto) é uma senhora de 57 anos, doméstica, natural de São Miguel Arcanjo, mãe de 8 filhos órfãos de pai, chefe de um agregado familiar constituído por quatro elementos e com uma situação socioeconómica bastante difícil. Dada a sua vulnerabilidade social e a falta de recursos económicos, passou e passa por várias dificuldades.

Neste momento, seus familiares não têm um trabalho fixo, sua única fonte de rendimento é uma pensão social mínima de quatro mil e novecentos escudos por mês, arredondando os rendimentos com a prática da agricultura de sequeiro e criação de alguns animais de pequeno porte.

Mesmo com todas essas dificuldades, “Nha Mioda” sempre sonhou com uma habitação condigna e este domingo, depois de vários esforços e constrangimentos, realizou o seu sonho.

“Graças ao djunta mó de todos hoje tenho a felicidade de ter a minha própria casa, eu agradeço a todos que contribuíram para a realização deste sonho tão esperado”, disse Nha Mioda, não conseguindo esconder a emoção.

A entrega da chave da nova residência foi concluída com palmas e alegria contagiante, numa cerimónia que contou com a participação das Batucadeiras de Achada Lém, de Pinha de Engenhos e de Ribeirão Manuel, que se reuniram para felicitar “Nha Mioda” ao som do batuque.

“É com muita alegria e satisfação que comemoramos este dia, porque é a primeira vez que estamos a entregar uma casa no nosso mandato”, disse a Vereadora do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro, aludindo ao programa Djunta Mó, que estabelece parcerias para a construção de habitação social e recuperação de casas degradadas. “Estamos abertos a parcerias e à colaboração de todos”, sublinhou a responsável pela área social da autarquia.

Marcando presença na entrega desta habitação, o Presidente da Câmara salientou tratar-se de “um momento de muita alegria e muito marcante na nossa governação”, já que “a principal preocupação” da sua equipa “é a segurança das famílias de Santa Catarina”. Para Beto Alves, o “essencial do esforço” do executivo é para “ajudar os que enfrentam mais dificuldades, ultrapassando-as e servindo bem a população”.

A entrega da habitação a “Nha Mioda” só foi possível graças a parcerias comerciais, a colaborações individuais da comunidade, à ajuda da Paróquia de Santa Catarina, à Associação Ajudar a Ajudar, a emigrantes, ao Ministério da família e Inclusão Social, e à Dr.ª Dina, parceiros do programa Djunta Mó.

De referir que a habitação de “Nha Mioda” começou a ser construída em 2008, mas nunca foi acabada. Em pouco tempo, mobilizando parcerias e vontades, a Vereadora Isabel Monteiro conseguiu, finalmente, realizar o sonho desta mulher guerreira de Achada Lém.

 


O concurso, direcionado para alunos das escolas de Santa Catarina, conta com sete finalistas que, na tarde de domingo, vão mostrar o que valem no Polivalente de Assomada   A final do concurso “Vozes...
A equipa de basquetebol masculino do Grémio Desportivo de Nhagar sagrou-se campeã regional. A Câmara, na pessoa do Presidente Beto Alves, fez entrega esta quarta-feira de um cheque no valor de 250...
Capacitar nas artes em cabedal, abrindo oportunidades de autoemprego, é o objetivo do projeto do Quadro Integrado Reforçado do Ministério da Economia, em parceria com o Atelier Beto Diogo e a Câmara...
Presidente Beto Alves confirmou no terreno a instalação dos equipamentos. O Edil de Santa Catarina acompanha pessoalmente todas as obras em curso, para aferir da sua boa execução e garantir que os...
É com esta ideia que o Pelouro do Desenvolvimento Social apresentou os projetos da Casa da Sopa e da Loja Social, que se destinam a dar assistência às famílias mais carenciadas do Município   A...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018