Djunta Mó entrega primeira habitação social em Achada Lém

Mobilizando parceiros, a Câmara Municipal de Santa Catarina concretizou o sonho de uma mulher, entregando este domingo uma casa condigna a “Nha Mioda”. Como sublinhou Beto Alves, o “essencial do esforço” da sua equipa é para “ajudar os que enfrentam mais dificuldades, ultrapassando-as e servindo bem a população”

 

A Câmara Municipal de Santa Catarina entregou este domingo, 23, uma habitação social em Achada Lém. Zulmira Pereira, mais conhecida pelo nominho de “Nha Mioda” (na foto) é uma senhora de 57 anos, doméstica, natural de São Miguel Arcanjo, mãe de 8 filhos órfãos de pai, chefe de um agregado familiar constituído por quatro elementos e com uma situação socioeconómica bastante difícil. Dada a sua vulnerabilidade social e a falta de recursos económicos, passou e passa por várias dificuldades.

Neste momento, seus familiares não têm um trabalho fixo, sua única fonte de rendimento é uma pensão social mínima de quatro mil e novecentos escudos por mês, arredondando os rendimentos com a prática da agricultura de sequeiro e criação de alguns animais de pequeno porte.

Mesmo com todas essas dificuldades, “Nha Mioda” sempre sonhou com uma habitação condigna e este domingo, depois de vários esforços e constrangimentos, realizou o seu sonho.

“Graças ao djunta mó de todos hoje tenho a felicidade de ter a minha própria casa, eu agradeço a todos que contribuíram para a realização deste sonho tão esperado”, disse Nha Mioda, não conseguindo esconder a emoção.

A entrega da chave da nova residência foi concluída com palmas e alegria contagiante, numa cerimónia que contou com a participação das Batucadeiras de Achada Lém, de Pinha de Engenhos e de Ribeirão Manuel, que se reuniram para felicitar “Nha Mioda” ao som do batuque.

“É com muita alegria e satisfação que comemoramos este dia, porque é a primeira vez que estamos a entregar uma casa no nosso mandato”, disse a Vereadora do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro, aludindo ao programa Djunta Mó, que estabelece parcerias para a construção de habitação social e recuperação de casas degradadas. “Estamos abertos a parcerias e à colaboração de todos”, sublinhou a responsável pela área social da autarquia.

Marcando presença na entrega desta habitação, o Presidente da Câmara salientou tratar-se de “um momento de muita alegria e muito marcante na nossa governação”, já que “a principal preocupação” da sua equipa “é a segurança das famílias de Santa Catarina”. Para Beto Alves, o “essencial do esforço” do executivo é para “ajudar os que enfrentam mais dificuldades, ultrapassando-as e servindo bem a população”.

A entrega da habitação a “Nha Mioda” só foi possível graças a parcerias comerciais, a colaborações individuais da comunidade, à ajuda da Paróquia de Santa Catarina, à Associação Ajudar a Ajudar, a emigrantes, ao Ministério da família e Inclusão Social, e à Dr.ª Dina, parceiros do programa Djunta Mó.

De referir que a habitação de “Nha Mioda” começou a ser construída em 2008, mas nunca foi acabada. Em pouco tempo, mobilizando parcerias e vontades, a Vereadora Isabel Monteiro conseguiu, finalmente, realizar o sonho desta mulher guerreira de Achada Lém.

 


Num encontro que teve lugar na manhã de hoje, nas instalações da Federação Caboverdiana de Futebol, Mário Semedo (que ficou bem muito bem impressionado com o projeto) manifestou-se pronto a...
Inicialmente marcado para 15 de setembro, o torneio-relâmpago em que participam 16 equipas da ilha de Santiago acontece este domingo, 23 de setembro. Organizada pelo Pelouro da Juventude e Desporto, a...
Uma reunião extraordinária da Câmara, aberta a munícipes, acontece a partir das 09h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, juntando eleitos, dirigentes camarários e funcionários da autarquia   A...
O Edil de Santa Catarina defende uma escola aberta e que a Educação não pode ser uma coisa gizada em gabinetes, antes deve estar ligada à vida e às necessidades do país, que estimule o espírito...
Levar para os bairros e comunidades ações de capacitação e atividades de mobilização juvenil, é o objetivo do projeto apresentado no último sábado em São Bento pelo Vereador Jacinto Horta   O bairro...

© Sítio da CM de Santa Catarina 2018