Nublado

21°C

Nublado

Humidade: 73%

Vento: 33.8 km/h

Super User

Super User

Terça, 10 Junho 2014 14:05

Demografia

IMG 5183Segundo os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) relativos ao inquerito multi- objectivo continuo (IMC2012), Santa Catarina tem uma população residente de 44052 habitantes, sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino.

 

 2012
População 547733
Mulheres 53%
Homens 47%
Agregado Familiar 9786

População a viver na meio Rural

78%

Saiba mais - IMC 2012

Terça, 10 Junho 2014 13:55

História

O concelho de Santa Catarina foi criado em 1834, durante o período colonial português, na sequência da transferência não-oficial da sede do governo da cidade da Ribeira Grande (hoje Cidade Velha) para os Picos (Achada Igreja), Freguesia de São Salvador do Mundo. Embora a Coroa de Portugal nunca tenha reconhecido nem oficializado a transferência da capital, a iniciativa Manuel António Martins, na altura Governador da Província de Cabo Verde, contribuiu para a criação de infraestruturas e para o desenvolvimento significativo de Santa Catarina e do interior de Santiago. Para além da sua atracão natural, a área possuía um solo rico, um abundante sistema aquífero e um clima montanhoso favorável. Assomada, a vila fundada na grande achada entre duas cadeias de montanhas, rapidamente tornou-se no coração do concelho, e, em certas épocas, o seu rápido crescimento fez dela a área urbana mais populosa do país. A população de Santa Catarina é conhecida pela sua independência, ou não fosse o concelho o berço da língua Crioula e palco de várias revoltas contra o colonialismo português, de entre as quais se destaca a de Ribeirão Manuel. Atualmente, Santa Catarina continua a desenvolver-se, sendo o terceiro concelho mais populoso do país. A agricultura, o comércio e o turismo continuam a ser sectores importantes e sua capital, Assomada, ascendeu recentemente a cidade.

                                                                                                                                                                        FONTE: Guia turistico "Benvindos a Santa Cartarina" (2002).

Terça, 10 Junho 2014 13:53

Vereação

Francisco Fernandes Tavares – mpd

Presidente

Pelouro: Relações Exteriores, Planeamento, Administração Economia e Finanças, Urbanismo, Obras, Infra-estruturas e Transportes

Morada: Assomada, Centro

Telefone: 265 1307

Fax:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

José Alves Fernandes – MPD

Pelouros: Água; Energia; Ambiente; Saneamento e Protecção Civil

Morada: Assomada, Centro

Telefone: 265 1307

Fax:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Avelino sousa – MPD

Pelouro: Educação e Formação, Habitação e Promoção Social

Morada: Assomada, centro

Telefone: 265 1307

Fax:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

João Evangelista Lopes pereira - MPD

Pelouros: Juventude Cultura e Desporto                                                                                                        

Morada: Assomada, Centro

Telefone: 265 13 07

Fax:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

/**

Terça, 10 Junho 2014 00:00

Presidente

PRESIDENTE

José Alves FernandesIMG 5603

Morada: Assomada

C.P nº 37, Cidade de Assomada 

Tel: 9 38 45 05

Fax: 

 
 

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Biografia do Presidente 

 

PROGRAMA ELEITORAL

 Santa Catarina Merece mais

Terça, 10 Junho 2014 12:16

Assembleia Municipal

ass

A Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do Município. Acompanha e fiscaliza as atividades da Câmara Municipal. Em cada sessão, os eleitos municipais avaliam a situação macroeconómica do Município com base nas informações prestadas pelo presidente da CM.

 

RESULTADO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2012

Lista %     Votos     Eleitos
MpD    47       7460      10
PAICV   47       7462      11
RRSC  3 484       0
       
Em Branco  1 235  
Nulos   1 234  
Abstenção  26 5.682  

PRESIDENTE

Felisberto B.S Moreira 

Morada:Cidade da Praia 

Tel: #

Fax: #

 
 

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 curriculum vitae (26 KB)

 
Terça, 10 Junho 2014 12:12

Visão e estratégias

A Câmara Municipal de Santa Catarina apresenta estratégias para a volorização da cidade e captação de investimento assente nos seguintes pilares:

Em 2014 a Câmara apostará na elaboração do Plano Estratégico de desenvolvimento do Concelho no horizonte 2023, enquanto instrumento de gestão do desenvolvimento municipal para uma sociedade em mudança. O PED enquanto instrumento estratégico procura compreender e assumir o território e ajustar permanentemente as decisões e atender as mudanças. Este plano vai definir um rumo de longo prazo a seguir, a missão, visão e ajuda a clarificar fragilidades, potencialidade, ameaças e oportunidades.

A Câmara Municipal implementará o Sistema de Estatística Municipais, por forma a produzir e sistematizar dados relativos ao perfil, aos aspectos históricos, físicos, culturais e sociais mas em suma avaliar os resultados e os impactos das politicas e dos investimentos públicos municipais e governamentais quanto do sector privado, das organizações da sociedade civil e de outros parceiros de desenvolvimento. Este sistema produzirá indicadores e instrumentos analíticos.  

Terça, 10 Junho 2014 00:00

Onde Ficar

ONDE FICAR

Assomada, cidade onde se pode fruir de uma atmosfera peculiar, num misto de urbe e campo, tem algumas ofertas de alojamentos com condições para que a sua estadia seja inesquecível. De entre as ofertas, poderá escolher, para umas ferias ou fim de semana, desde as Residências, passando pelas Pensões, na sua maioria, situadas no coração da cidade.

1

Residencial Cosmo


Entrar

 
     
Terça, 10 Junho 2014 12:05

Assomada

Assomada, cidade onde se pode fruir uma atmosfera peculiar, num misto de urbe e campo, situa-se no coração da maior e mais populosa ilha do arquipélago de Cabo Verde (Ilha de Santiago). O centro da cidade, revela uma forte presença de edifícios de estilo colonial português, que testemunham o seu passado histórico. O mercado de Assomada, localmente conhecido pelo Pelourinho de Assomada, é tido como o maior e mais concorrido mercado de Santiago, com uma enorme variedade de produtos agrícolas e artigos diversos, daí, Santa Catarina ser conhecido como "Celeiro de Cabo Verde". Além do Pelourinho de Assomada, tem ao seu dispor, o Mercado Novo - construído para proporcionar mais qualidade e melhor negócio - e o Polidesportivo de Nhagar, o maior e melhor infra-estrutura desportiva construída em Cabo Verde. 

 

Segunda, 09 Junho 2014 13:41

Educação

Liceu de Santa CatarinaNo que se refere à educação, é importante realçar que o nosso Concelho tem uma universidade (Universidade de Santiago), possui dois liceus, uma escola técnica e duas escolas secundárias privadas.

Segundo a Delegação do MED, no ano letivo 2012/2013, no Concelho de Santa Catarina, estavam matriculados 1514 crianças no pré-escolar, 6117 alunos no ensino básico integrado, 3636 alunos no Liceu Amílcar Cabral, 1472 alunos no Napoleão Fernandes, 800 alunos estavam matriculados na Escola Técnica e cerca de 7 centenas de estudantes frequentaram a universidade.  

A taxa de alfabetização no Concelho e de 77,1% para a população de 15 anos ou mais e de 96,2% para a população juvenil (15 a 24 anos).

A Câmara Municipal dará continuidade aos programas de transporte escolar, fornecimento de materiais didáticos e uniformes a estudantes pobres, quanto consolidará o investimento já feito no ensino superior, através da acção social.

Segunda, 09 Junho 2014 13:37

Saneamento

IMG 0156A Câmara Municipal irá fazer a implementação do regulamento de gestão dos resíduos sólidos urbanos de Santa Catarina que inclui a cobrança da tarifa de recolha.

Assinará o contrato que dará concessão da recolha, transporte e tratamento de resíduos sólidos urbanos, à Empresa Internacional de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Santiago (EIGRS). Dará sequência às acções de informação, educação e comunicação para o ambiente e saneamento. Será alargado o reforço fora da Cidade de Assomada e será implementado o projecto de selagem da Lixeira de Santa Catarina. Será dada a continuidade à implementação de importantes projectos como o de «Ligação domiciliária às redes de água e esgotos» com a realização de ligação domiciliária de água a mais de 300 famílias pobres, dar-se-á continuidade na ligação no quadro do «Projecto de apoio à ligação domiciliária a rede de esgotos de 1000 famílias já identificadas».

Pagina 1 de 2
As palavras são do Presidente Beto Alves, no dia em que abriu portas a 4ª edição de Artesanato no Palácio - uma exposição coletiva que se prolonga até 31 de agosto. O evento contou, ainda, com a...
O pedido de parceria à autarquia foi feito pela Associação dos Pescadores e Peixeiras de Santa Catarina, que está descontente com a prestação da Unidade de Transformação de Agregação de Valor ao...
A localidade piscatória está na lista de prioridades da equipa camarária liderada por Beto Alves, como sublinhou o Edil no dia em que foram inauguradas cerca de 50 ligações domiciliárias de água. Mais uma...
Cerca de cinquenta famílias da localidade foram contempladas, sem qualquer custo para os contemplados. O alargamento das ligações domiciliárias à rede pública foi uma das prioridades elencadas por...
Por iniciativa do coordenador do Centro Multimédia e com o particular empenho dos jovens, a comunidade mobilizou-se e, este domingo, trouxe cara nova à localidade   “Coloque o seu lixo no devido...

Encontre-nos

Paços do Concelho
Largo Gustavo Monteiro
Cidade de Assomada, C.P. nº37
P: (+238) 938 45 55

info@cmscst.cv

No mundo Web

© Sítio da CM de Santa Catarina 2017