Câmara homenageou médicos do Projeto Health Cabo Verde

Sete profissionais que integram o projeto e que desenvolvem trabalho em Santa Catarina há cerca de onze anos, receberam esta quarta-feira certificados de reconhecimento pelos meritórios serviços prestados à Saúde e ao desenvolvimento do município

 

Integrantes do Projeto Health Cabo Verde (PHCV) foram esta quarta-feira, 15, homenageados pela Câmara Municipal de Santa Catarina. Sete profissionais ligados ao projeto receberam em mão um certificado de reconhecimento pelos meritórios serviços prestados à Saúde e ao desenvolvimento de Santa Catarina.

O Presidente Beto Alves explicou que este certificado significa um obrigado pela contribuição valiosa na melhoria da saúde das famílias de Santa Catarina.

Com cerca de 11 anos de atividade, a equipa de médicos norte-americanos tem prestado apoio médico-cirúrgico a muitas dezenas de pacientes, ministrando formação especializada a vários clínicos santacatarinenses e doado materiais e equipamentos ao Hospital Regional de Santiago Norte.

Segundo a Diretora Executiva do ProjetoHealth Cabo Verde, a santacatarinense, natural de Pedra Barro, Ernestina Moreira, a missão doPHCV é a de atender o maior número possível de pacientes, principalmente aqueles que realmente precisam. “Uma semana é pouco, mas vamos continuar a apoiar o hospital e as pessoas que necessitam de cuidados”, sublinhou.

Ernestina Moreira realçou que o reconhecimento da Câmara serve como motivação para continuarem a trabalhar em prol da melhoria da saúde das pessoas em Santa Catarina.

“Este reconhecimento é uma grande motivação e é bom saber que estamos a trabalhar em parceria, somos gratos quando é reconhecido o nosso trabalho”, salientou Ernestina.

Por sua vez, o Presidente Beto Alves defendeu que esta equipa tem feito um trabalho meritório em Santa Catarina, trazendo ganhos e a melhoria das condições de saúde da população de Santiago Norte.

“Há 11 anos que esta equipa vem colaborando com o Hospital Regional de Santiago Norte, reforçando a capacidade dessa instituição a nível da formação, equipamentos, intervenções cirúrgicas e consultas”, sublinhou Beto Alves, advogando que a entrega de certificados de reconhecimento “significa um obrigado pela contribuição valiosa na melhoria da saúde das famílias de Santa Catarina”.

Receberam certificados de reconhecimento: Ernestina Moreira; Michael Kearney, urologista, Presidente do Projeto Health Cabo Verde; Roger Lefevre, uroginecologista, Vice-presidente do Projeto Health Cape Verde; Michael Sweeney, urologista; Amos Adelowo, uroginecologista; João Tavares, pneumologista, e Analesa Baraka, enfermeira graduada, especialista em cuidados intensivos.

Em Santa Catarina, desde 10 de maio, a equipa formada por médicos e intérpretes, regressa aos Estados Unidos esta quinta-feira, 16.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020