Capacidade e competência dos jovens de Santa Catarina não tem fronteiras

“Jovens em ação, construindo soluções” é o lema do evento que o Presidente Beto Alves enfatizou, sublinhando que os jovens santacatarinenses “constroem soluções não só para o concelho, mas também para Cabo Verde e para o mundo”

 

‟Hoje tudo é possível e a juventude de Santa Catarina já deu provas de que o conhecimento, a capacidade e a competência não têm fronteiras”. As palavras são do Presidente Beto Alves, no ato público de abertura da 3ª Edição da Semana da Juventude, que teve lugar na última sexta-feira, 09.

Falando no Centro Cultural Norberto Tavares – o espaço central das atividades deste ano -, Beto Alves sublinhou que os jovens de Santa Catarina “constroem soluções não só para o concelho, mas também para Cabo Verde e para o mundo”, numa alusão ao lema da Semana da Juventude: “Jovens em ação, construindo soluções”.

Ainda segundo Beto Alves, os jovens têm de ser “proativos, criativos e audazes” e estar “comprometidos com o desenvolvimento”, fazendo de Santa Catarina “um concelho de referência”.

Estar atentos aos problemas que afetam os jovens

Segundo o Vereador da Juventude e Desporto, Jacinto Horta, o objetivo da Semana da Juventude é o de dar sequência às políticas públicas de “proximidade com os jovens”, estando “atentos aos problemas que os afetam”, mas também incutir-lhes um “espírito de responsabilização e de envolvimento com a sociedade”.

“Este ano trouxemos algo de novo, a Feira das Empresas, de Emprego e do Empreendedorismo, visando aproximar as empresas dos jovens, fazendo despertar um espírito cada vez mais empreendedor”, sublinhou o Vereador da Juventude e Desporto, acrescentando ser preciso que os jovens vejam o empreendedorismo “como caminho para o desenvolvimento e para driblar o desemprego”.

Durante dois dias, conversas abertas animam o debate entre os participantes, com temas como “Diversidade sexual em Cabo Verde”, “Respeito por si e pelos outros” e “Protagonismo Juvenil”, entre outros.

Paralelamente, ao longo de sábado e domingo decorre a Feira das Empresas, de Emprego e do Empreendedorismo, mas o grande momento da Semana da Juventude será o Encontro de Jovens da Ilha de Santiago, que acontece este domingo e traz a Assomada o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Antecipando por um dia a efeméride, o encontro visa assinalar o Dia Internacional da Juventude, culminando com um concerto que leva ao palco Garry, Soraia Ramos, Titio de Belo Freire e Tony Fika.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2019