“Konfiansa na nha País” junta multidão na Zona Pedonal

Milhares de pessoas, maioritariamente jovens, responderam ao apelo e disseram “presente” a Beto Alves e Ulisses Correia e Silva. Em antecipação ao dia Internacional da Juventude, a comemoração foi rija e a festa continuou com Garry, Soraia Ramos, Tony Fika e Titio de Belo Freire

 

Uma multidão com milhares de pessoas, maioritariamente jovens, acorreu ao apelo para a participação no Encontro de Jovens da Ilha de Santiago, que antecipou por um dia a comemoração do Dia Internacional da Juventude.

“Konfiansa na nha País”, o slogan escolhido para o encontro, mobilizou jovens de toda a ilha de Santiago, mas principalmente de Santiago Norte e de Santa Catarina, em particular.

Com intervenções do Presidente Beto Alves e de Ulisses Correia e Silva, o encontro registou um momento musical com Garry, Soraia Ramos, Tony Fika e Titio de Belo Freire.

Santiago é um só corpo rumo ao desenvolvimento

“É a primeira vez que juntamos a juventude de Santiago, os presidentes de câmara, o Primeiro Ministro de Cabo Verde e deputados nacionais, demonstrando que estamos juntos e que a ilha de Santiago é um só corpo rumo ao desenvolvimento”, começou por dizer o Presidente Beto Alves, interpelando de seguida todos os presentes.

“Que juventude queremos para Cabo Verde, que juventude queremos para a ilha de Santiago”, questionou, acrescentando: “a nossa aposta é numa juventude comprometida, uma juventude preparada para o País e para o mundo, porque Cabo Verde não tem fronteiras”.

O autarca de Santa Catarina disse, ainda: “queremos uma juventude cada vez mais formada e capacitada” e que “é a juventude que pode transformar Cabo Verde”. “Jovens ativos e participativos, jovens que tomam parte no processo de desenvolvimento do país, de que ilha e de cada concelho, é disso que precisamos”, sublinhou Beto Alves.

País só avança com pessoas positivas

“Hoje é um dia importante, de antecipação ao Dia Internacional da Juventude, que devemos comemorar com festa, com alegria, mas com confiança, por isso, o lema escolhido é ‘Confiança na nha País’, começou por afirmar o Primeiro Ministro, não sem antes agradecer a presença da multidão que respondeu ao apelo.

Considerando tratar-se de uma forte manifestação de cidadania, Ulisses Correia e Silva disse que “cidadania não é só falar mal do Governou ou das câmaras, não é só ir ao Facebook fazer ataques, cidadania não é fake news, é participação, é confiança, cidadania é os jovens engajados com o seu país e o seu concelho”.

Ulisses disse, ainda, que o Governo está a trabalhar para “o presente ser melhor e o futuro ser ainda melhor”, em setores vitais para os jovens, como a “formação, educação e emprego”, e garantiu estar a “trabalhar afincadamente para que isso aconteça, com prioridade para Santiago Norte”, uma região que tem “muitos problemas por resolver”.

O Primeiro Ministro garantiu que o caminho traçado, juntamente com os presidentes de câmara, “é o caminho certo” e que de “Santo Antão à Brava, as coisas estão a acontecer”, salientou.

Ulisses traçou aqueles que devem ser os objetivos dos jovens: “primeiro, serem felizes na nossa terra e em família; segundo, estudar para serem homens e mulheres qualificados; terceiro, aproveitar as oportunidades que têm hoje, de formação profissional, de estágios, de empreendedorismo para fazer o País crescer”.

“O País só avança com pessoas positivas, com alto astral, pessoas que acreditam”, concluiu o Primeiro Ministro.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2019