Forças Armadas são motivo de orgulho para Santa Catarina e para o País

As palavras são de Beto Alves no ato público que, ontem, assinalou o 53º aniversário da instituição castrense, em Assomada. “As Forças Armadas de Cabo Verde sempre demonstraram estar ao serviço do povo e do país”, sublinhou o Presidente da Câmara

 

Intervindo no ato solene de comemoração do seu aniversário, o Beto Alves salientou que “asForças Armadas, nestes seus 53 anos de vida, são motivo de orgulho de todas as mulheres e de todos os homens de Santa Catarina e de Cabo Verde”. O Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina falava esta quarta-feira, 15, na Zona Pedonal de Assomada - o palco das comemorações deste ano.

“É uma honra e também um prazer muito particular acolher estas comemorações, desde logo, porque as Forças Armadas são uma das mais prestigiadas instituições públicas do país e um exemplo de patriotismo e de serviço à Nação”, disse ainda o Presidente Beto Alves.

Meritório trabalho humanitário e social

Segundo o autarca, “as Forças Armadas de Cabo Verde sempre demonstraram estar ao serviço do povo e do país, desenvolvendo meritório trabalho humanitário e social, mas também implementando ações concretas na área da saúde, sendo um exemplo de conduta que deve nortear uma instituição castrense em tempo de paz”.

Para Beto Alves trata-se de “mais de meio século ao serviço da Pátria, percorrendo os caminhos que nos levaram da luta pela independência ao Estado soberano que hoje somos” e “jogando um papel determinante na própria edificação da sociedade democrática que, paulatinamente, temos vindo a construir e cuja missão ainda não chegou ao fim, porque a democracia é um processo dinâmico, edificado paulatinamente”, salientou.

Profissionalismo e sentido patriótico

A cerimónia foi presidida pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, que aproveitou o momento para parabenizar “todos aqueles que, com o profissionalismo e sentido patriótico, servem Cabo Verde nas Forças Armadas”.

Segundo Ulisses, “o Estado caboverdiano reconhece o contributo valioso e essencial da sua instituição militar para a segurança e bem-estar das populações, para o desenvolvimento e dignificação do país, bem como para o reforço da sua credibilidade no mundo”, destacou o Primeiro Ministro.

Solidariedade, camaradagem, patriotismo

Na sua intervenção, o Chefe de Estado Maior enalteceu “valores como solidariedade, camaradagem, patriotismo, abnegação e zelo que são vividos pelas Forças Armadas em suas rotinas de trabalho” e “que ajudam a garantir o lugar” da instituição “no topo dos índices de confiabilidade junto da população”, sublinhou o Major General Anildo Morais,

As Forças Armadas de Cabo Verde foram instituídas a 15 de janeiro de 1967 e, desde então, é assinalado nesse dia o aniversário da instituição.

As comemorações do 53º Aniversário das Forças Armadas registaram revista às tropas em parada, desfile de forças, tatoo militar e demonstração técnica de controlo de tumulto.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020