Ribeirão Manuel tem praça requalificada e monumento restaurado

A abertura ao domínio público acontece sexta-feira e, para além do monumento da revolta, a nova Praça Nha Ana da Veiga conta com uma área verde, bancos, um quiosque para venda de produtos tradicionais e informação turística, um fitness park e um parque infantil

 

A terra que deu nome à Revolta de Ribeirão Manuel já tem a praça requalificada e o monumento restaurado (na foto). O ato de disponibilização destes equipamentos ao domínio público acontece na próxima sexta-feira, 14, pelas 17h00, contando com a presença do Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, e do Presidente Beto Alves.

A conhecida “Praça de Ribeirão Manuel” passa, agora, a chamar-se Praça Nha Ana da Veiga, numa singela e justa homenagem à líder da revolta, que teve lugar em 12 de fevereiro de 1910, opondo os rendeiros aos “morgados”, recusando-se a pagar rendas e passando a colher, sem licença, as sementes de purgueira.

O financiamento da requalificação da praça, orçada em nove milhões, setecentos e dezanove mil, seiscentos e noventa e nove escudos (9.719.699,00 ECV) é da responsabilidade do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

Já o financiamento do restauro do Monumento da Revolta de Ribeirão Manuel, orçado em um milhão e quinhentos mil escudos (1.500.000,00 ECV) é da responsabilidade do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade.

Para além do monumento, a nova Praça Nha Ana da Veiga conta com uma área verde, bancos, um quiosque para venda de produtos tradicionais e informação turística, um fitness park e um parque infantil.

 

PROGRAMA

 

17h00 | Receção pelo grupo de batucadeiras Nha Ana da Veiga

17h10 | Descerramento de placa

17h15 | Visita ao espaço requalificado

17h20 | Intervenção de um representante da comunidade

17h30 | Intervenção do Presidente Beto Alves

17h40 | Intervenção do Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos

18h00 | Encerramento pelo grupo de batucadeiras Raiz de Brianda

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020