Rui Figueiredo: Assomada conseguiu descolar e dar dignidade às pessoas

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da Integração Regional esteve ontem na cidade do planalto, tendo sublinhado que Assomada tem estado a afirmar-se no cômputo nacional das cidades e que “orgulha a todos os caboverdianos

 

De visita à cidade de Assomada, o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da Integração Regional inteirou-se do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) 2030 e participou num encontro com Beto Alves e a sua equipa, mas também com o Presidente da Assembleia e eleitos municipais, com o propósito de se inteirar do processo de desenvolvimento de Santa Catarina, tendo em vista a preparação do debate sobre o Estado da Nação, que hoje acontece na Assembleia Nacional.

Segundo Rui Figueiredo, “a emblemática cidade do planalto tem estado a conhecer dias melhores, tem estado a afirmar-se no cômputo nacional das cidades, uma cidade que conseguiu descolar, uma cidade que conseguiu dar dignidade às pessoas que nela habitam, mas também uma cidade que orgulha a todos os caboverdianos”, sublinhou o Ministro-adjunto do Primeiro-ministro e da Integração Regional.

Após a apresentação do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Rui Figueiredo, disse “ficar com a ideia clara do que se pretende para Santa Catarina”, e acrescentou: “este é um plano para servir as gerações vindouras”.

O Ministro mostrou-se satisfeito com o ciclo de desenvolvimento do concelho, e disse estar ciente das dificuldades pelas quais Santa Catarina e outros municípios do interior da ilha de Santiago passam neste momento de muita dificuldade, mas garantiu “uma total disponibilidade para facilitar as relações com os membros do Governo”.

Rui Figueiredo deixou ainda algumas observações no que tange às reabilitações de casas, com foco para o turismo familiar ou residencial.

“Se for possível fazer o levantamento das famílias que podem estar interessadas em desenvolver este tipo de atividades, poderemos fazer a ligação com o PRRA [Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade], mas também com o Fundo do Turismo”, garantiu Rui Figueiredo.

O Presidente Beto Alves mostrou-se satisfeito com a visita do Ministro Adjunto, e apresentou as obras e projetos em curso realizadas em todo o concelho de Santa Catarina.

Ainda durante a visita, Rui Figueiredo teve a “satisfação” de visitar a Incubadora de Negócios, o Balcão Único, a Loja Social e a Casa da Sopa (que ontem comemoraram o seu segundo aniversário), bem assim, as obras de arruamentos e requalificação em curso na cidade.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020