Retomadas obras de eletrificação da Ribeira dos Engenhos

Com um investimento de mais de cem mil contos, e mais de 7km de rede de média e baixa tensão, as obras de eletrificação na zona rural dos Engenhos foram retomadas num ritmo satisfatório, e espera-se até o final do ano atingir todas as localidades que ainda não dispõem da energia elétrica

 

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, esteve de visita a Santa Catarina, esta segunda-feira, 24, mais concretamente à Ribeira dos Engenhos, para uma breve visita às obras de eletrificação, reabilitação, reforço e expansão da rede de média e baixa tensão.

Segundo Alexandre Monteiro, “as obras estão num ritmo satisfatório, os avanços são consideráveis e acreditamos que, até ao final deste ano, já teremos algumas localidades já eletrificadas, neste caso, Mato Gege e as zonas mais próximas”.

O Ministro acrescentou, ainda, que “este projeto é de grande proporção, pois serão instalados mais de dois mil contos de postes, que vão abranger muitas famílias, e com o investimento do Governo em cerca de cem mil contos vai ajudar o concelho de Santa Catarina a alcançar 100% da cobertura da eletricidade”.

Na sua intervenção, Beto Alves, disse que a taxa de cobertura elétrica é de 91 por cento (%), mas que a meta é atingir 100% de cobertura da rede elétrica no concelho.

“O processo já está bem avançado, a decorrer num bom ritmo, pelo que estamos muito satisfeitos com o trabalho em curso. A eletrificação vai beneficiar diretamente as famílias da Ribeira dos Engenhos, a começar por Librão, João Bernardo, passando por Mato Gege, Poilão, até Travessa Baixo”, disse Beto Alves.

O Presidente da Câmara sublinhou que “também está em curso o melhoramento da rede de Chã de Cana, o que permite garantir melhor qualidade de vida às famílias, garantir o acesso à energia, que permite sobretudo com a era digital, aos alunos terem acesso a conteúdos escolares usando meios informáticos”.

“A chegada da energia elétrica é uma transformação na vida das pessoas. Significa conforto, qualidade de vida, saúde e novas possibilidades, inclusive de geração de renda. Por isso, estamos empenhados e vamos atingir 100% de cobertura aqui no concelho”, frisou Beto Alves.

 


© Sítio da CM de Santa Catarina 2020